pagina dedetização insetos

 

Dedetização de Insetos: Baratas

Dentro das características da praga, pode-se relatar a capacidade de sobrevivência sem se alimentar durante até um mês, sem ingerir água durante até uma semana, ficar até 40 minutos submersa e se deslocar por fendas muito pequenas de até 1,6 mm. A ooteca é uma estrutura que tem a função de proteger os ovos das variações do ambiente, inclusive dos inseticidas, garantindo assim, a reinfestação e perpetuação da espécie.

Possuem aparelho bucal mastigador com fortes mandíbulas e deslocam-se habitualmente durante a noite, preferindo locais com temperatura entre 20 e 34 C. Geralmente cada ooteca contém até 36 ovos, no caso da Blattella germanica. A expectativa de vida é de 3 a 4 anos no caso da Periplaneta americana.

Aliado ao seu alto potencial reprodutivo, ela produz altas infestações em um período curto de tempo e apesar de viverem aglomeradas, as baratas não são consideradas insetos sociais.

A Periplaneta americana prefere abrigos como caixas de esgoto e gordura, galerias subterrâneas, áreas de serviço, porões, sótãos, forros e áreas externas com acúmulo de material orgânico. A Blattella germanica prefere cozinhas, depósitos de alimentos, embalagens, fornos, estufas, motores de geladeiras e freezers, conduítes, bancadas, frestas em alvenaria e armários embutidos.

 

Dedetização de Insetos: Cupins

Os cupins são insetos sociais da Ordem Isoptera.

Antigamente, algumas pessoas os chamavam erroneamente de formigas brancas. Mas na verdade eles não são nem parentes das formigas.

Cupins pertencem a ordem Isoptera e formigas a ordem Hymenoptera (a mesma das abelhas). 

O cupim é pequeno, delicado, as patas minúsculas são finas, assim como as curtas antenas da cabeça grande.

O comprimento total é no máximo 2,5 cm e às vezes menos de 5,5 mm.

Alguns são claros, com a cabeça e as mandíbulas marrom-avermelhadas.

Os cupins são também chamados termitas, e o seu ninho, cupinzeiro ou termiteiro.

Além das Blattabacterium, os cupins (com a única exceção dos Termitidae) possuem simbiose com flagelados do Filo Metamonada, mais especificamente dos clados Oxymonadida, Cristamonadea e Trichonymphea. Pesquisadores sugerem que essa relação simbiótica foi a origem da eussociabilidade dos cupins; uma vez que eles perdem os flagelados quando realizam ecdise, apenas por realizarem trofalaxia é que os recuperam, sendo assim necessário que o obtivessem de terceiros.

 

Dedetização de Insetos: Aranhas

As aranhas são animais peçonhentos e geralmente causam pavor em humanos e outros animais quando presentes. Apesar de serem importantes aliados do homem no combate às pragas, elas podem atacar quando provocadas, ocasionando picadas doloridas e algumas vezes fatais.

Um programa efetivo de controle para aranhas consiste em investigar os tipos de aranhas envolvidas e onde elas estão ativas, bem como os fatores que contribuíram para a permanência das mesmas em determinado local. Deve-se observar também como elas penetram na estrutura infestada.Se alimentam de insetos e pequenos vertebrados; vivem geralmente em ambientes tais como: jardins, gramados, porões e sótãos das casas, sob pedras e em outros locais onde haja acúmulo de telhas, caixotes velhos, madeiras e etc.

 

Dedetização de Insetos: Mosquitos (Pernilongos e Dengue)

São dípteros que se caracterizam por apresentar o corpo bastante delgado e pernas longas.

A maioria das espécies são hematófagas, isto é, sugadoras de sangue, hábito de exclusividade das fêmeas, que utilizam da composição sanguínea para o desenvolvimento de seus ovos.

O mosquito passa por quatro estágios de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto. Os primeiros três estágios ocorrem na água.

Os ovos são colocados de diversas formas, o que facilita sua identificação.

As larvas dos mosquitos são todas aquáticas. São encontradas em água remansa em lagos, brejos, poças, margens de riachos, pneus velhos, latas e etc.

 

Dedetização de Insetos: Moscas

A mosca doméstica tem de 7 a 9 mm de comprimento, apresenta cor acizentada não metálica, 4 faixas escuras longitudinais no tórax e abdômen desenhado por manchas características.

Seu aparelho bucal é do tipo lambedor-sugador, tem um par de palpos labiais, seus olhos compostos (4.000 facetas hexagonais) ocupam a maior parte da cabeça, sendo internamente afastados entre si nas fêmeas e internamente próximos nos machos.

Vale ressaltar que a visão da mosca é abrangente, mas não nítida. A imagem é percebida como um complexo mosaico.

As moscas fêmeas adultas são fecundadas pelos machos um ou dois dias após o seu nascimento. No dia seguinte à cópula, desovam em matéria orgânica em decomposição, quente e úmida, exposta à luz, cujos gases liberados apresentam um odor atrativo para as mesmas. São orientadas para o local de postura através dos órgãos olfativos situados nas antenas.

Cada postura apresenta de cem a cento e cinqüenta ovos. Os ovos são fusiformes, pequenos e brancos, depositados em grupos. As moscas realizam cinco a seis posturas por vida adulta.

Devido as fezes acumuladas poderem provocar doenças respiratórias, devem ser colhidas com um aspirador de pó ou bem umedecidas com água para não ocorrer suspensão de partículas.

Quando os ovos eclodem, surgem as larvas, que passam por três estágios de desenvolvimento. As larvas são ápodes e vermiformes. As larvas mais jovens são encontradas na porção mais profunda do meio de criação, enquanto as maiores acham-se próximas à superfície mais seca do substrato.

A larva de 3º estágio se contrai e escurece sua pele, formando uma cápsula imóvel chamada pupário, no interior da qual se encontra a pupa.

A mosca adulta, completamente formada, rompe o pupário, fechando, o ciclo, que dura de 10 a 12 dias, dependendo das condições climáticas.

As moscas exploram seu ambiente, movimentando-se intensamente. São atraídas e orientadas pelo odor e pela umidade, ao acaso. O cheiro de dióxido de carbono, amônia e outros gases exalados no processo de decomposição da matéria dos órgãos gustativos situados nas pernas e através da probóscida ou tromba. O alimento líquido é sugado, enquanto o alimento sólido é umedecido através de minúsculos dentes situados na probóscida.

As moscas domésticas podem sobreviver por um longo período, tendo como dieta alimentar única uma fonte de carboidrato, como o açúcar. No entanto, as fêmeas requerem uma fonte de proteína, geralmente encontrada no leite, para maturação dos ovos.

São insetos de atividade diurna, podendo repousar dentro ou fora das edificações, dependendo da temperatura. Repousam em superfícies longas e estreitas, em vegetação, normalmente acima de 2 metros no nível do chão, em locais protegidos de vento.

Voam a uma velocidade de 6 a 8 Km/h, tendo um raio de ação de 100 a 500 m do criadouro. A dispersão pode ser intermediada pelos meios de transporte, sendo introduzidas em países e continentes novos como espécies exóticas.

 

Dedetização de Insetos: Pulgas

Achatados lateralmente, na fase de adulto são ectoparasitas de aves e mamíferos, tendo seu ciclo de vida dividido em ovo, larva, pupa e adulto. São hematofagos alimentam-se de sangue. Embora mundialmente sejam conhecidas 2.500 espécies, no Brasil apenas 59 foram, até o presente, assinaladas. Entre as espécies de pulgas existem as penetrantes e as semi-penetrantes. Espécies semi-penetrantes são as que se fixam nos respectivos hospedeiros exclusivamente por meio de lacínias, deixando o tórax e o abdome a descoberto. Todas as espécies de pulgas penetrantes estão incluídas no gênero tunga que introduzem, obrigatoriamente, a cabeça, o tórax e parte do abdome nos tecidos dos hospedeiros. Uma das espécies deste gênero de pulga e conhecida vulgarmente denominada de bicho-de-pé. Apesar de ambos os sexos serem hematófagos, apenas a fêmea penetra nos tecidos dos hospedeiros, lá se alimentando de líquido tissular e sangue.

 

Dedetização de insetos com qualidade é com a Yoshi Dedetizadora. Entre em contato conosco e confira.

 

 

 

 

 

Yoshi Dedetizadora 

Rua Barão de Duprat, 250
São Paulo / SP | CEP: 04743-060
Tels: +55 (11) 5666-8819
+55 (11) 98468-8292 whatsapp 16x16
+55 (11) 99898-4520